Mar 7, 2007

Sociedade em Rede

Castells, Manuel (2005). A Sociedade em Rede: do Conhecimento à Política. Gustavo Cardoso & Manuel Castells (Org.) A Sociedade em Rede: Do Conhecimento à Acção Política. Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, pp. 17-30:
"Frequentemente, a sociedade emergente tem sido caracterizada como sociedade de informação ou sociedade do conhecimento. Eu não concordo com esta terminologia. Não porque conhecimento e informação não sejam centrais na nossa sociedade. Mas porque eles sempre o foram, em todas as sociedades historicamente conhecidas. O que é novo é o facto de serem de base microelectrónica, através de redes tecnológicas que fornecem novas capacidades a uma velha forma de organização social: as redes."(p.19)
"[As redes] podem, ao mesmo tempo, ser flexíveis e adaptáveis graças à sua capacidade de descentralizar a sua performance ao longo de uma rede de componentes autónomos, enquanto se mantêm capazes de coordenar toda esta actividade descentralizada com a possibilidade de partilhar a tomada de decisões. As redes de comunicação digital são a coluna vertebral da sociedade em rede, tal como as redes de potência (ou redes energéticas) eram as infra-estruturas sobre as quais a sociedade industrial foi construída, como demonstrou o historiador Thomas Hughes." (p.18)
Wishlist: Hughes, T. (2005). Human-Built World: How to Think about Technology and Culture. University Of Chicago Press.

PS [18/May/2007] - I already have Human-Built World: How to Think about Technology and Culture :-)

No comments:

Post a Comment