Oct 14, 2017

Passaram 11 anos


... sobre a Resolução do Conselho de Ministros n.º 124/2006 (Diário da República, Série I, de 2006-10-03) onde se anunciava a reviravolta do sistema dos laboratórios do Estado. Entre outras entidades científicas a extinguir, lia-se no ponto 5, do anexo:
"É extinto o Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação (INETI), sendo os seus recursos científicos e tecnológicos, humanos e materiais reorganizados e integrados noutros laboratórios, centros tecnológicos, instituições de ensino superior e consórcios a criar. Em particular, as infra-estruturas do INETI transformam-se em parque de ciência e tecnologia com a participação e gestão de universidades, laboratórios associados e laboratórios do Estado e alargam-se a parcerias com empresas, no quadro de projectos definidos, organizando-se ainda como espaço de acolhimento de programas europeus de I&D."
Para onde foram o que apelidam de "recursos científicos"? E os "recursos tecnológicos e materiais"? E os «recursos humanos»? Onde está o «parque de ciência e tecnologia com a participação e gestão de universidades, laboratórios associados e laboratórios do Estado»? 

Pelo meio, no decurso destes 11 longos anos, foram-se perdendo unidades, recursos científicos, tecnológicos e materiais. As cerca de 1000 pessoas na altura? Umas foram resistindo, outras cedendo, sucumbindo, caindo ou tombando... foram reconvertendo horizontes científicos em reformas antecipadas, em trabalho administrativo, em fragmentos profissionais, em alternativas à ciência. Foram-se esvaziando as competências, as capacidades. As equipas que outrora alimentavam e captavam recursos da UE para o país, foram extintas por uma resolução de quem nos governava. Ao mesmo tempo, acabavam com novas admissões ou valorização dos que ficaram.

O que ganhou o país com esta resolução? que tenha justificado a perda cientifica e tecnologica que existia no INETI, a perda de dezenas de unidades e mais de 750 pessoas? Quais os reflexos e impactos que provocaram (ou ainda provocam)? E na vida dessas pessoas que trabalhavam (trabalham) no INETI (actual LNEG, com cerca de 250 trabalhadores dos 1000 existentes aquando da resolução de extinção)? Quem beneficiou com o desmantelamento do INETI?
 
Image by Monica Pinheiro, license CC BY-NC-SA (CC)

No comments:

Post a Comment