May 25, 2005

... encontraram? Posted by Hello


Dentro da mala encontrava-se:

  • 1 COMPAQ Presario Notebook, 1722es (com placa adicional de expansão de memória)
  • 1 Camera fotografica Digital HP (5Mp, com 4 cartões adicionais de memória: 1 de 32M, 2 de 64M e 1 de 128M)
  • 1 placa wireless (US Robotics)
  • 1 mini mouse optico
  • 1 adaptador 4 em 1
  • 1 gravador (cassetes mini)
  • Diverso software em CDs
  • Diversos cabos de ligação (incluindo scart)
  • ... e um livro de Manuel Alegre "Cão como nós"

Coloquei diversas folhas A4 com esta informação junto ao local em que o carro foi assaltado: parqueamento lateral, em espinha, junto ao parque de campismo do INATEL, na Costa da Caparica, paragens de autocarro e em alguns cafés e restaurantes dos arredores...

Depois de terem roubado a mala que se encontrava na bagageira do carro, pararam no parque principal de estacionamento do INATEL e deitaram fora alguns dos papeis que lá estavam dentro, juntamente com um bloco de post-it em forma de mão de cores garridas.

Quem tenha entrado no computador, terá encontrado o primeiro desenho digital da minha filhota, como pano de fundo no desktop: uma menina alegre, com mãos muito grandes, num dia de sol e céu azul. Foi assim esse final de dia até ter voltado para o carro...

May 24, 2005

[evento] MOBIS 2005

Conference on Mobile Information Systems MOBIS 2005:

"Mobility is perhaps the most important market and technological trend within information and communication technology. With the advent of new mobile infrastructures providing higher bandwidth and constant connection to the network from virtually everywhere, the way people use information resources for work and leisure is being radically transformed."

May 21, 2005

Associação de Mulheres investigadoras...

A propósito da nova associação AMONET (Associação Portuguesa de Mulheres Cientistas), dizia o researchcafe.net:

"A razão por que isto acontece é a "grande dúvida", segundo Lígia Amâncio, para quem "há que perceber o que faz com que as raparigas não prossigam a carreira científica". Por outro lado, põe-se a questão da invisibilidade das cientistas que existem, que trabalham e fazem investigação no país. Há uma "participação global elevada das mulheres, a rondar os 40 por cento em todas as instituições, categorias e disciplinas, mas têm uma progressão na carreira demorada, não atingem o topo e não têm visibilidade ao nível da gestão de órgãos"."

Também podia fornecer diversas outras pistas, bem mais ligadas ao quotidiano do país que habito, mas acho que ninguém está interessado...

[evento] 1o. Workshop sobre Estudos de Informação e Bibliotecas Digitais

No próximo dia 5 de Julho vai ter lugar o primeiro Workshop em Estudos de Informação e Bibliotecas Digitais (I WEIBD). Oportunidade para conhecer o que já existe, apresentado pelos próprios autores, e trocar experiências com investigadores interessados nos estudos de informação. Este evento está a ser preparado no âmbito do DCTI / ISCTE [Nota: procurar mais entradas (indexadas pelo Technorati) com ].

Também irei contribuir, apresentado parte das conclusões do trabalho, já defendido (ver Papel da Informação no Ciclo de Expatriamento), sob o tema: "Papel da Informação no Ciclo de Expatriamento: da mobilidade de quadros à (i)mobilidade de informação".

Também lá vão estar? Podíamos até combinar uma pré-sessão... Alguém interessado?...
PS [10/06/2005]: Já está disponível o programa do 1º Workshop EIBD.
PS [23/06/2005]: A Biblioteca Nacional também já tem disponível na sua página mais informações sobre o evento.

May 17, 2005

[frames EU] Carta Europeia do Investigador

Já está disponível a versão portuguesa da Carta Europeia do Investigador de que tinha falado aqui. Mais recursos para mobilidade de investigadores no The Researcher's Mobility Portal.

May 12, 2005

[resources] Cálculo Estatístico

A Filipa encontrou mais um recurso de grande utilidade para quem pretende efectuar cálculos estatísticos. Para além de tuturiais que ajudam a escolher o método de análise mais adequado, disponibilizam também aplicações de software em ambiente web, livros e recursos relacionados, tudo em regime de acesso livre:
"The Interactive Statistical Pages project represents an ongoing effort to develop and disseminate statistical analysis software in the form of web pages. Utilizing HTML forms, CGI and Perl scripts, Java, JavaScript and other browser-based technologies, each web page contains within it (or invokes) all the programming needed to perform a particular computation or analysis.

May 4, 2005

[tese] (re)começos

Ainda não sei como vou (re)organizar este espaço, criado enquanto decorria o meu trabalho para o mestrado em estudos de informação. Processo esse que foi já finalizado.

Para além de ter ido acompanhando os artigos [bibliografia e recursos de GII] que se iam escrevendo [potencial dos weblogs para a gestão individual de informação], fui praticando e descobrindo novas utilizações para esta ferramenta [i.e. utilização no contexto organizacional, nomeadamente em bibliotecas, extensões de espaços de aprendizagem, trabalho em equipas de projecto, recolha e partilha de informação, etc].
Depois da nossa reunião mensal de TETs, achei que estava na altura de (re)começar a trabalhar este espaço. Só que desta vez será para começar a reflectir e a trabalhar os recursos de que irei necessitar para a próxima etápa - doutoramento em estudos de informação.
Altura ideal para começar a pensar nas questões da língua: dado que o weblog, a longo prazo, se vai tornando uma das formas de estabelecer contacto com outras pessoas, que estejam a trabalhar esta área (estudos de informação) e, uma vez que em Portugal somos ainda muito poucos (ou não?!), será que só conseguirei retirar mais potencial do blog passando a escrever em inglês?...

Se tivesse que dividir este blog em fases, diria que numa 1ª fase foi aprender a trabalhar com a ferramenta, explorando potencial através da prática. A 2ª fase correspondeu à utilização do blog como suporte de trabalho para gerir informação. A última, 3ª fase, corresponde a uma nova prática de trabalho, embebida no quotidiano.