Feb 19, 2005

Chegou a minha vez...

Há cerca de um ano atrás, escrevi que a tese é o «tempo» que nos testa a resistência mas também a persistência. Diria mesmo, que alguma dose de casmurrice, também é benéfica ;-)

Tenho menos de 10 dias para ser finalmente confrontada com a etapa final: a defesa da tese. Olho agora para o manuscrito que entreguei o ano passado e que entretanto ganhou vida própria. Leio-me... Angústia de uma etapa que se encerrou em papel mas não na elaboração e no questionar. O próprio nome do acto me assusta: «defesa» sempre me soou a tribunal, para além disso, se há um arguente serei eu a arguida, o que me reforça a noção de ir a julgamento.

Ok, estou nervosa (muito)! Em frente... Tenho agora que preparar uma apresentação de 20 minutos. O que quer dizer que é necessário ser sintética, falar do essencial, cronometrar cada palavra, e depois antecipar questões, para além de todas as antecipadas nos últimos tempos... Alguma que queiram partilhar?

Feb 7, 2005

Rede para investigadores Europeus nos EUA

Talvez uma das ferramentas a integrar na ERA-Link, por forma a que os investigadores se mantenham ao corrente sobre as políticas de desenvolvimento, cooperação e oportunidades de carreira na UE, passe pela monitorização (ou pela criação de condições de criação) de Blogs de investigadores, uma vez que a forma preferencial, segundo o inquérito, passa pelo networking com colegas e amigos, dando origem ao que já existe entre pessoas que mantêm blogs: possibilidade de manterem contacto idependentemente da sua localização geográfica.

A survey of potential users of European Researchers Abroad Link (ERA-Link), a communication tool for European researchers in the US.:
“Networking with Colleagues and Friends” is the most common method (28%) of accessing information on research opportunities and vacancies followed by the use of “Research Journals and Publications” (20%), “University and Research Institution Websites” (18%) and “Internet Search Engines” such as Google (15%). (p.6)