Sep 24, 2004

Processos de aprendizagem...

A propósito de processos de aprendizagem e da prática de manter um blog, descobri esta entrada de Marcus O'Donnell
blogsperiment: Reflective Practice/Theory: "Blogging is linked, cumulative, open-ended research. It is grounded in our empirical experience of writing and reading, linking and surfing, thinking and responding. It is action research, grounded theory."
que me levou à teoria emergente [vd. Grounded Theory: a thumbnail sketch]:


As quatro primeiras fases ocorrem quase em simultaneo (data-collection, note-taking, coding and memoing) e estão bem patentes em diversos blogs, característica aliás da própria ferramenta (v.g. blogger): a recolha de dados, sob a forma de hiperlinks, com anotações que podem ser codificadas, constituindo diversas categorias e as reflexões que vamos anotando sobre os dados recolhidos, muitas vezes, interligando com outros.

Já após a saturação de categorias, e por forma a poder estruturá-las, o recurso aos wikis já parece adequar-se melhor permitindo uma leitura global (estrutura hierárquica - em árvore), coisa que o blog não permite a menos que, se vá construíndo um mindmap. De qualquer forma, continua a ser um processo paralelo. Depois vem a escrita...

Já agora, para que não vos aconteça isto, estou numa fase em que, após os contributos de três pessoas peritas em questões abordadas na dissertação, estou a rever o texto final... parece-me uma tarefa monstruosa e solitária :-( Não há ninguém por aí com dicas sobre como ultrapassar esta fase? [nem o livro da Joan Bolker me ajuda a ultrapassar esta última fase, ou será que ainda há mais? ;-)]

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