Dec 31, 2003

Qualitative Research Bibliography

Qualitative Research Bibliography: "(...) find links to publications, references, and web sites that focus on qualitative research methods. The bibliography is organized into more than 30 categories which reflect the many genres of qualitative inquiry as well as some of the critical methodological issues that challenge qualitative researchers." by Bobbi A. Kerlin

Dec 11, 2003

Conducting Research Surveys via E-mail and the Web by Matthias Schonlau, Ronald D. Fricker, Jr., Marc N. Elliott (2001)

Summary

Ao analisar as estatísticas das pessoas que vêm visitar o «Blog da Tese» através do pesquisador Google, tenho reparado que incluem termos relacionados com estatísticas, recolha de dados online, questionários, entre outros. Ocorreu-me deixar aqui ficar a referência a este livro - Conducting Research Surveys via E-mail and the Web – cujo conteúdo gratuito está disponível em formato Acrobat (.pdf). via PontoMedia.

Dec 10, 2003

Papel das fusões e aquisições na internacionalização da economia

Artigo que apresenta de forma sintética, o papel das fusões e aquisições nos processos de internacionalização e globalização da economia. João Carvalho das Neves (ISEG), 1997.

Identifica barreiras em 4 categorias, sendo uma delas (Barreiras de Informação) resultante da dificuldade de acesso à informação (p. 6).

Inovação e Sistemas de Informação

GESTÃO DE OPERAÇÕES E POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO DAS AGÊNCIAS: O Papel dos Sistemas e Tecnologias de Informação : artigo da autoria do Dr. José Maia Pereira, fruto de investigação recente, no âmbito da sua tese de Mestrado - Gestão Estratégica de Agências Bancárias: Posicionamento Estratégico na Banca de Retalho Sustentado nos Sistemas e Tecnologias de Informação. in InforBanca nº53.

Dec 8, 2003

Primeira defesa de Tese do MEIBD já teve lugar

A candidata da primeira geração do Mestrado em Estudos de Informação e Bibliotecas Digitais (MEIBD), que já vai na sua 4ª edição, viu a sua tese aprovada. O estudo que apresentou versou sobre as questões da Preservação Digital a longo prazo e vai estar disponível na biblioteca do ISCTE [Nota: procurar mais entradas (indexadas pelo Technorati) com a palavra ].

«No news is god news»

A fase do estudo em que estou, tratamento e análise de dados, não me tem deixado grande margem para «posts». Já vão sendo visiveis padrões mas, qualquer tentativa de tentar levantar o «véu» me parece ainda prematura uma vez que ainda não está terminada a triangulação dos dados. É fascinante (e elucidativo) verificar a complementariedade entre os métodos quantitativos e os qualitativos. Enfim, nada de novo para quem também está a passar pelo mesmo. Estou a precisar de marcar uma semaninha de férias para me dedicar à redação...